segunda-feira, 5 de julho de 2010

Teoria Gaia



A Teoria (ou Hipótese) de Gaia é a tese de que a Terra é um grande organismo vivo, um ser. Essa teoria foi criada pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock (em 1969), com a ajuda da bióloga norte-americana Lynn Margulis.
Imagine o planeta como sendo um ser. Imagine que, como nós, este ser tenha: vasos sanguíneos, células, bactérias, etc. Os mares seriam os vasos sanguíneos, as matas os pulmões, entre outras comparações. E o que nós, seres humanos, seríamos em relação ao mundo? Bactérias. Bactérias que estão destruindo o grande organismo chamado Terra. As grandes catástrofes, então, não mais seriam que o organismo se defendendo, ante-corpos preparados para expulsar os invasores. É como se o estivéssemos "machucando", e como não esperaríamos, em consequência, uma resposta do "grande corpo vivo"?
Os grandes cientistas não aceitavam a teoria de Lovelock, mas com o efeito estufa e todas as catástrofes do mundo que anunciam o fim do mesmo, a hipótese vêm sendo novamente analisada.
James Lovelock é tido como o cientista do século XX. Entre suas metáforas ele afirma que a humanidade parece estar num transatlântico, feliz e tranquila, pelas Cataratas do Niágara, sem saber que o motor entrou em pane. Apesar de James ser categórico e dizer que não há o que se fazer, e que a humanidade não tem salvação, não desestimula, pelo contrário, ele afirma, em outras palavras, que já deveríamos ter começado a agir, mas se ainda não o fizemos, essa é a hora. "... muitos ficarão parados, mas aqueles que agirem levarão em frente a civilização".

Nenhum comentário:

Postar um comentário